Patrícia Alvim Agency & Productions :: Agência de modelos Juiz de Fora :: Moda, beleza e Coberturas Sociais :: Juiz de Fora - MG

30.06.2016

Touca hipotérmica aliada no tratamento contra o câncer

Saúde

Você já ouviu falar que no Brasil há uma touca hipotérmica que congela o couro cabeludo, impedindo a queda de cabelo durante sessões de quimioterapia? A touca é guardada em um congelador e usada 15 minutos antes da aplicação do remédio e durante todo o procedimento. De tempos em tempos ela é trocada para manter o couro cabeludo resfriado. Essa é mais uma forma de auxílio para os pacientes que temem a perda dos cabelos. "A maioria dos casos consegue manter o cabelo durante o tratamento. Ela pode ser utilizada em quase todos os tipos de câncer e tratamentos, porém em casos de infusões muito prolongadas e em situações que não pode ser exposta ao frio, o seu uso fica limitado", explica o médico Giuliano Santos Borges. Quem utiliza a touca recebe a orientação de evitar escovar o cabelo, lavar menos o cabelo e evitar tinturas.

O tratamento é indicado para vários tipos de câncer. "A touca pode ser utilizada tanto para homens quanto para mulheres. Não é só para o câncer de mama, mas para outros tipos de tumor. Só evitamos usar em pacientes que têm, por exemplo, linfoma, leucemia, que são cânceres da corrente sanguínea", explica o oncologista Marcelo Cruz. A touca já é usada há vários anos no país e muitas pessoas ainda a desconhecem.

 

Voltar

patricia alvim instagran